Pólen

Pólen, conhecido como o “pão das abelhas”, é um produto da colméia procedente da coleta, por parte das abelhas obreiras, dos estames das flores na forma de pó muito fino. Na verdade, são esporos contendo células masculinas das flores, cerca de 40 micrometros aproximadamente, aglomerados na forma de bolinhas e trazidos em suas patas traseiras para a colméia.

O pólen é rico em aminoácidos e proteínas, também em lipídios e minerais. Contém cerca de 40% de proteínas, mais da metade delas está em forma de aminoácidos livres, 40% de carboidratos (vários tipos de açúcares), 5% de graxas, 3% de minerais e 3 a 4% de umidade. O resto, cerca de 13%, é constituído por várias substâncias e entre elas estão: o ácido pantatênico, ácido nicotínico, ácido fólico, cianocobalamina e taxas de vitaminas A,C,D e E.

O pólen é benéfico como agente anti-inflamatório, por exemplo, em processos prostáticos. Igualmente benéfico em sua atuação no aparelho digestivo como estimulante do intestino preguiçoso, tendendo ao equilíbrio em casos de diarréia ou enterite. É bom para as pessoas com fadiga física e mental, assim como em situações de hipertensão.

Como cada tipo de pólen vem de um tipo de planta, admite-se que o pólen de uma planta medicinal proporcione os mesmos efeitos curativos desta. Dependendo da procedência do pólen, ou seja, das propriedades terapêuticas de suas plantas de origem, seus efeitos medicinais também variam.

Pesquisas recentes indicam que o pólen é o alimento mais completo e valioso da natureza, pois além de conter todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas.

O pólen também estimula o funcionamento de todos os órgãos internos, melhorando, inclusive, o desempenho sexual. Tem valor nutritivo muito superior à carne ou à proteína de soja. Possui propriedades antioxidantes e antianêmicas, podendo ser utilizado no tratamento de anemias profundas, visto que eleva rapidamente a taxa de hemoglobina no sangue.

Exceto nos casos de pessoas alérgicas, o pólen é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo.

Fonte: www.apitox.eu

Clique aqui para voltar

             • Lageado – São Paulo – SP - Contato: (11) 2961.8942 | 7614.5491

• Vila Formosa – São Paulo – SP - Contato: (11) 8169.5717
Abelha Saúde - © Todos os direitos Reservados
Site desenvolvido por